Atendimento On-line
Clique aqui para ser atendido

Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro.

BENEFÍCIO
Educação Continuada






O Benefício oferece palestras e oficinas, com temas inerentes à área Educacional, direcionadas aos Associados, com os seguintes objetivos:
Benefício Educação Continuada - Appai
◄ PÁGINA INICIAL / EDUCAÇÃO CONTINUADA


 Próximas Palestras da Educação Continuada  +
DA COMUNICAÇÃO AO RECONHECIMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO.
11/03/2017
DA COMUNICAÇÃO AO RECONHECIMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO.
Objetivo:promover junto aos participantes, por meio de dinâmicas de grupo e vivências, fundamentadas na abordagem cognitivo-comportamental, um processo de reconhecimento das atividades de cada um e sua influência no todo do trabalho; levar os participantes a expressarem suas dificuldades na realização de seu trabalho, reconhecendo que a dificuldade de um interfere no outro; trabalhar de forma diretiva, as barreiras de comunicação, de modo a torná-la mais fluída e autêntica; desenvolver, junto com os participantes, um programa de metas e atividades para superação das necessidades observadas.
Programação:I – O dito e o não dito mas percebido: o stress provocado pelas dificuldades na comunicação interpessoal; II – O que eu faço, o que você faz e o que nós fazemos: como o trabalho de cada um interfere no todo realizado; III – Afinando os instrumentos: as dificuldades de comunicação interpessoal que desafinam o trabalho em equipe; IV – Superando as barreiras identificadas: o desenvolvimento de um plano de ação para superação das dificuldades de comunicação; V – Refinando os instrumentos: reavaliando os resultados do plano de ação e redefinindo novas metas e valores para a relação interpessoal da equipe.
Palestrante:Lucio Emmanuel Novais
Formação:Psicólogo Clínico do CPCS; Diretor da Associação Brasileira de Stress ABS; Especialista em Terapia Racional e Emotiva & Cognitivo-Comportamental, Alert Ellis Institute “Charted by the Regents of the University of the State of New York” ; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental – Instituto de Psicologia Marilda E N Lipp e em tratamento de tabagismo.
Dt.Início:11/03/2017
Dt.Fim:11/03/2017
Horário:8h30 às 12h30 - sábado
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Oficina de Desenvolvimento Infantil:  Aplicabilidade das Contribuições de  Wallon, Vygotsky e Winnicott
14/03/2017
Oficina de Desenvolvimento Infantil: Aplicabilidade das Contribuições de Wallon, Vygotsky e Winnicott
Objetivo:possibilitar a vivencia dos conceitos fundamentais desenvolvidos por Wallon, Vygotsky e Winnicott para analisar o desenvolvimento infantil
Programação:Nesta oficina os participantes terão contato com a aplicabilidade do conteúdo dado no curso Desenvolvimento Infantil: Contribuições de Wallon, Vygotsky e Winnicott, disponível no EaD da Educação Continuada. ATENÇÃO: Para participar é necessário que os interessados assistam o curso à distância, que tem acesso liberado através do portal do associado/ benefícios – educação continuada – ead ou pelo link https://associado.appai.org.br/BEC/Cursos-a-distancia.aspx, ou já tenham assistido a palestra presencial sobre este tema.
Palestrante:Marcia Regina F. Ribeiro
Formação:Psicóloga; Mestre em Psicopedagogia, pela Universidade de Havana – Cuba – Uniaal, especialista em Psicopedagogia na Educação, pela UFRJ e em Psicologia Clínica, pela PUC-RJ; formação em Saúde Mental, UFF; membro efetivo da Sociedade de Psicanálise Gradiva-RJ; atua como professora dos cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e da graduação em Pedagogia da Faculdade São Judas Thadeu, Uniabeu, UNI IBRM e da Faculdade de Filosofia de Itaperuna; consultora em escolas; psicóloga clínica.
Dt.Início:14/03/2017
Dt.Fim:14/03/2017
Horário:8h às 12h - terça-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
CURSO INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS - EM CONTEXTO PRESENCIAL-160H – PRÉ-INSCRIÇÃO PARA A TURMA DE 2017
14/03/2017
CURSO INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS - EM CONTEXTO PRESENCIAL-160H – PRÉ-INSCRIÇÃO PARA A TURMA DE 2017
Objetivo:habilitar o participante a ser professor bilíngue, ou seja, apto a trabalhar com deficientes auditivos. Curso promovido pela ApilRJ - Associação dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - apoiado pela Appai. ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO DO CURSO ANTES DE CONFIRMAR SUA PRÉ-INSCRIÇÃO. A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ FEITA POR E-MAIL.
Programação:INTRODUÇÃO: A Língua Brasileira de Sinais, sistema de transição para a Libras, configuração de mão da Libras, alfabeto manual da Libras. LIBRAS EM CONTEXTOS SOCIAIS, FAMILIARES E DE TRABALHO: situações de encontro, entre amigos, escola; reuniões e festas; entrevista e recepção; aniversários, rotinas diárias (compras em loja, supermercado); viagens e passeios. GRAMÁTICA: saudações; numerais e ordinais; pronomes (interrogativos, pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, quantificadores); advérbios (lugar, tempo, modo etc.); tipos de frases; expressões interrogativas; o verbo “ir”; forma condicional: o “se”; horas; sinais em meios de comunicação e no trabalho; adjetivos; sinais usados para cores e tonalidades; graus comparativos (igualdade, inferioridade e superioridade); Valores monetários; sinais de transações bancárias e comerciais;
Palestrante:Equipe APILRJ
Formação:A ApilRj disponibilizará um instrutor de sua equipe para ministrar o curso
Dt.Início:14/03/2017
Dt.Fim:19/12/2017
Horário:12h30 às 16h30 - terças-feiras
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
A Literatura na Prática Pedagógica: desafios e compromissos docentes
16/03/2017
A Literatura na Prática Pedagógica: desafios e compromissos docentes
Objetivo:analisar a prática pedagógica e sua interação com a literatura; Debater a prática leitora e o compromisso com o social e refletir sobre projetos de leitura no cotidiano escolar.
Programação:1. A Escola como Espaço privilegiado de Leitura e Reflexão; 2. O Ato de Ler na Prática Pedagógica;3. Propostas de Leitura no Cotidiano Escolar.
Palestrante:Julio Emilio Braz
Formação:formação em História, Escritor, iniciou sua carreira como roteirista para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA; escreveu roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo.. Tem mais de 160 títulos publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti de autor revelação da Câmara Brasileira do Livro por seu primeiro livro infanto-juvenil: SAGUAIRU, Em 1997, ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro CRIANÇAS NA ESCURIDÃO (Kinder im Dulkern) e o Blue Cobra Award, no Swiss Institute for Children’s Book.
Dt.Início:16/03/2017
Dt.Fim:16/03/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quinta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Oficina sobre Manejos com os Transtornos de Aprendizagem
18/03/2017
Oficina sobre Manejos com os Transtornos de Aprendizagem
Objetivo:apresentar aos profissionais de educação manejos pedagógicos que ajudem diretamente no aprendizado formal quando este é prejudicado por algum Transtorno de Aprendizagem.
Programação:nesta oficina os participantes terão contato com a aplicabilidade do conteúdo dado no curso Transtornos de Aprendizagem, disponível no EaD da Educação Continuada. ATENÇÃO: Para participar é necessário que os interessados assistam o curso à distância, do mesmo tema. O acesso é liberado para associados através do portal do associado/ benefícios – educação continuada – ead ou pelo link https://associado.appai.org.br/BEC/Cursos-a-distancia.aspx. Quem já assistiu a palestra presencial sobre este tema também poderá realizar a inscrição na oficina.
Palestrante:Kátia Badin
Formação:fonoaudióloga; Especialista em Motricidade Oral; pós-graduada em Fonoaudiologia Clínica; possui aprofundamento em Eletromiografia de Superfície, Atlanta - EUA; fonoaudióloga da Santa Casa de Misericórdia do RJ – Setor de Psiquiatria Infantil.
Dt.Início:18/03/2017
Dt.Fim:18/03/2017
Horário:8h30 às 12h30 - sábado
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 202 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
As Regras Gramaticais: como não atropelar o Português
22/03/2017
As Regras Gramaticais: como não atropelar o Português
Objetivo:demonstrar, de forma simples, prática e diferenciada, que é possível redigir ou falar bem nosso idioma sem atropelar as regras gramaticais da Língua Portuguesa.
Programação:os erros mais recorrentes de regência, de concordância, de uso do acento grave, de uso do porquê, de pontuação, de colocação pronominal, de conjugação, de acentuação gráfica. Sugestões para que os alunos consigam compreender e assimilar mais facilmente as regras gramaticais, aplicando-as nos mais variados contextos.
Palestrante:Fernanda Lessa
Formação:Mestranda em Língua Portuguesa, UFRRJ; Especialista em Linguística de Texto, pela UFRJ; possui formação em Língua Portuguesa e Literatura; atua como docente em cursos de português e redação, na formação e aprimoramento de professores e preparatórios para o magistério.
Dt.Início:22/03/2017
Dt.Fim:22/03/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quarta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
08/04/2017
Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
Objetivo:debater e refletir sobre o papel do professor no ambiente escolar quanto à alimentação e estratégias nos conteúdos programáticos e/ou projetos específicos na forma de oficinas.
Programação:alimentação saudável; a falta de tempo, como estamos nos alimentando hoje; a alimentação e os diversos afazeres do professor; o papel do professor junto aos alunos e família; estratégias de abordagens em conteúdos programáticos e projetos.
Palestrante:Valéria Christina Menezes de Oliveira
Formação:Mestre em saúde coletiva, pela UFF, Formação em Nutrição; Especialização pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA (2000) e pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino-LANTEUFF em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD; nutricionista do Ministério da Saúde/NERJ desde o ano de 2000, na Creche Albert Sabin. Autora de protocolos, oficinas e vídeo conferências em Instituições como: GEAP, DATAPREV e SESC; tutora de cursos a distância.
Dt.Início:08/04/2017
Dt.Fim:08/04/2017
Horário:8h30 às 12h30 - sábado
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.

Para mais informações, ligue a qualquer hora para o Apoio ao Associado Appai (21) 3983-3200.

Facebook
Acompanhe no Twitter
Appai ® 1986 . Todos os Direitos Reservados
Rua Senador Dantas, 117 Sobreloja 211 . Centro . Rio de Janeiro
Apoio ao Associado (21) 3983-3200 e (21)3514-0800