Atendimento On-line
Esse canal de atendimento funciona de segunda a sexta de 09 às 17 horas e sábados de 9 às 15h, exceto feriados.

Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro.

BENEFÍCIO
Educação Continuada






O Benefício oferece palestras e oficinas, com temas inerentes à área Educacional, direcionadas aos Associados, com os seguintes objetivos:
Benefício Educação Continuada - Appai
◄ PÁGINA INICIAL / EDUCAÇÃO CONTINUADA


 Próximas Palestras da Educação Continuada  +
OFICINA DE PSICOMOTRICIDADE & EDUCAÇÃO
18/01/2017
OFICINA DE PSICOMOTRICIDADE & EDUCAÇÃO
Objetivo:vivenciar a Psicomotricidade na prática educacional, reconhecendo concretamente as bases psicomotoras que sustentam a formação da subjetividade, das capacidades cognitivas e sociais.
Programação:nesta oficina os participantes entrarão em contato com a aplicabilidade do conteúdo dado no curso Psicomotricidade e Educação, disponível no EaD da Educação Continuada. ATENÇÃO: Para participar é necessário que os interessados assistam o curso à distância Psicomotricidade e Educação, disponível no EaD da Educação Continuada. Veja a aula acessando o Portal do Associado/Benefícios/Educação Continua/ EaD ou acesse https://associado.appai.org.br/BEC/Cursos-a-distancia.aspx
Palestrante:Eduardo Costa
Formação:Doutor em Ciências: Saúde da Criança – IFF/Fiocruz - M.S.; coordenador da Pós-Graduação em Psicomotricidade e Educação – AEDB/Resende – RJ.; coordenador da Formação em Psicomotricidade Educacional e Clínica com base no Pensamento Complexo - Transpsicomotricidade - EDU Uerj; presidente da ONG Sociedade Brincar é Viver (Hupe, Hemorio, Inca); docente das pós-graduações em Psicomotricidade da EDU Uerj e da UCB; docente da pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação.
Dt.Início:18/01/2017
Dt.Fim:18/01/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quarta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS, DISCURSOS E PRÁTICAS DOCENTES.
19/01/2017
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS, DISCURSOS E PRÁTICAS DOCENTES.
Objetivo:analisar a percepção dos professores sobre as políticas públicas para formação inicial e continuada para educação inclusiva; qual a repercussão dessa formação na prática docente com os alunos especiais incluídos no ensino regular.
Programação:políticas públicas para formação inicial e continuada dos professores; a inclusão do aluno especial com grande comprometimento na turma regular; adaptações curriculares de grande porte e pequeno porte; PPI plano pedagógico Individual para inclusão do aluno especial na turma regular.
Palestrante:Nathalia Araujo de Sá
Formação:Mestre em Educação pela UFRRl ; pedagoga; psicopedagoga Especialista em Educação Especial; autora do livro - Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Formação de professores e o atendimento educacional especializado. Rio de Janeiro : Abrace um Aluno Escritor, 2015,
Dt.Início:19/01/2017
Dt.Fim:19/01/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quinta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 202 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
24/01/2017
Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
Objetivo:debater e refletir sobre o papel do professor no ambiente escolar quanto à alimentação e estratégias nos conteúdos programáticos e/ou projetos específicos na forma de oficinas.
Programação:alimentação saudável; a falta de tempo, como estamos nos alimentando hoje; a alimentação e os diversos afazeres do professor; o papel do professor junto aos alunos e família; estratégias de abordagens em conteúdos programáticos e projetos.
Palestrante:Valéria Christina Menezes de Oliveira
Formação:Mestre em saúde coletiva, pela UFF, Formação em Nutrição; Especialização pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA (2000) e pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino-LANTEUFF em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD; nutricionista do Ministério da Saúde/NERJ desde o ano de 2000, na Creche Albert Sabin. Autora de protocolos, oficinas e vídeo conferências em Instituições como: GEAP, DATAPREV e SESC; tutora de cursos a distância.
Dt.Início:24/01/2017
Dt.Fim:24/01/2017
Horário:8h às 12h - terça-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Violência e Indisciplina na Sala de Aula: faces da mesma moeda.
24/01/2017
Violência e Indisciplina na Sala de Aula: faces da mesma moeda.
Objetivo:propiciar a reflexão e o debate sobre as dificuldades da escola, dos professores-educadores, enfim, do sistema educacional diante da violência cada vez mais presente na sociedade.
Programação:como pode o professor lidar com situações-limites em sala de aula?; que possíveis causas psíquicas provocam atitudes violentas e a indisciplina por parte dos alunos?; quais são as questões jurídicas presentes nestes casos?; a verdade sobre o bullying e a sua indevida implicação mercadológica; o contato humano e a virtualidade excessiva – é preciso apreender o limite saudável entre eles; soluções possíveis para o bom convívio em sala de aula e no âmbito escolar
Palestrante:Samanta Obadia
Formação:graduada em Filosofia, pela PUC/RJ; pós em Educação; psicanalista; escritora e atriz. debatedora da Rádio Tupi, no programa Haroldo de Andrade; coordenadora, orientadora educacional e professora de Filosofia em instituições educacionais. Autora dos livros:"Café com Chantilly, contos", 2015; “Mengele me condenou a viver- vivências e sequelas de Aleksander Henryk Laks após o Holocausto”, 2012; “Eu me livro – da prisão das drogas até o fim”, 2011, e “Pessoas, Palavras, Valores: Elos em Construção”, 2009.
Dt.Início:24/01/2017
Dt.Fim:24/01/2017
Horário:13h às 17h - terça-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
A motivação no Processo de Ensino-aprendizagem
25/01/2017
A motivação no Processo de Ensino-aprendizagem
Objetivo:apresentar as teorias clássicas e modernas sobre as dimensões motivacionais humanas e suas aplicações aos processos de ensino-aprendizagem
Programação:a motivação humana; teorias clássicas e modernas; aplicações ao ensinar e aprender
Palestrante:Denis Giovani Monteiro Naiff
Formação:Doutor em Psicologia Social; Psicólogo. Atua como Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; revisor dos seguintes Periódicos: Psicologia e Sociedade, Arquivos Brasileiros de Psicologia, Revista Universidade Rural, série Ciências Humana, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), Fractal: Revista de Psicologia e Membro de corpo editorial da Psicologia e Saber Social.
Dt.Início:25/01/2017
Dt.Fim:25/01/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quarta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
OFICINA  DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
26/01/2017
OFICINA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Objetivo:possibilitar aos profissionais de educação um contato prático com as variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem através de atividades que os ajude na identificação e manejos que contribuam para a lidarem com as dificuldades de aprendizagem.
Programação:nesta oficina os participantes entrarão em contato com a aplicabilidade do conteúdo dado no curso Dificuldades de Aprendizagem, disponível no EaD da Educação Continuada. ATENÇÃO: Para participar é necessário que os interessados assistam o curso à distância Dificuldades de Aprendizagem, disponível no EaD da Educação Continuada. Veja a aula acessando o Portal do Associado/Benefícios/Educação Continua/ EaD ou acesse https://associado.appai.org.br/BEC/Cursos-a-distancia.aspx
Palestrante:Patrícia Lorena
Formação:Mestre e doutoranda em em Educação Inclusiva e Processos Educacionais pela UERJ; psicóloga; pedagoga com especialização em Psicopedagoga, Psicomotricidade e Aperfeiçoamento em Neuropsicologia; Docente do Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da UERJ e do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental do Instituto A Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes. Membro da Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Psicóloga Clinica Infantil / Adolescente na abordagem cognitivo-comportamental
Dt.Início:26/01/2017
Dt.Fim:26/01/2017
Horário:13h às 17h - quinta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.

OFICINA COM PIAGET NA ESCOLA: BRINCANDO? JOGANDO? TRABALHANDO? CRIANDO?
26/01/2017
OFICINA COM PIAGET NA ESCOLA: BRINCANDO? JOGANDO? TRABALHANDO? CRIANDO?
Objetivo:sensibilizar os participantes, articulando prazer e dever, para a construção de outros possíveis olhares, em suas práxis pedagógicas; construir uma teoria na prática: 1) articulando no corpo a teoria de Piaget; 2) articulando os principais conceitos piagetianos do grupo.
Programação:nesta oficina os participantes entrarão em contato com a aplicabilidade do conteúdo dado no curso Piaget e Vigotsky: conflitos, diálogos e muitas contribuições, disponível no EaD da Educação Continuada. ATENÇÃO: Para participar é necessário que os interessados assistam o curso à distância Piaget e Vigotsky: conflitos, diálogos e muitas contribuições, disponível no EaD da Educação Continuada. Veja a aula acessando o Portal do Associado/Benefícios/EducaçãoContinua/EaD ou acesse https://associado.appai.org.br/BEC/Cursos-a-distancia.aspx
Palestrante:Hebe Goldfeld
Formação:Mestre em Educação; antropóloga, psicóloga e psicopedagoga. Atua, entre outras atividades, como docente em curso superior e pós-graduação, como Psicóloga Clínica e Psicopedagoga.
Dt.Início:26/01/2017
Dt.Fim:26/01/2017
Horário:8h às 12h - quinta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
O CÉREBRO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
31/01/2017
O CÉREBRO E A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo:apresenta um contexto com fundamentação neurocientífica mediada por meio de práticas e dicas para o cotidiano escolar e familiar.
Programação:o cérebro maestro, organizador, seletivo e integrador dos sistemas biológico, psicológico e social que organizam nossos pensamentos, desejos, emoções, movimentos por meio dos sentidos e percepções.
Palestrante:Marta Relvas
Formação:Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Conselho Regional de Biologia. Psicanalista. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.Mentora e colaboradora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM.
Dt.Início:31/01/2017
Dt.Fim:31/01/2017
Horário:8h30 às 12h30 - terça-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Trabalhando com as Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula
08/02/2017
Trabalhando com as Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula
Objetivo:estimular o uso e confecção de histórias em quadrinhos em sala de aula.
Programação:o mundo das HQs – no Brasil e no mundo; as várias leituras e releituras possíveis das HQs; as possibilidades de uso dos quadrinhos na sala de aula no 1º e 2º segmentos do ensino fundamental; como estimular a produção criativa nos alunos; confecções de tirinhas; a criação e organização de gibitecas nas escolas.
Palestrante:Maria Cristina Silveira
Formação:Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ; Licenciada em Pedagogia pela Unig, com especialização em Orientação Educacional, pós-graduada Dificuldades de Aprendizagem, Uerj; atua como Professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Casa do Marinheiro e Implementadora Pedagógica da Subsecretaria de Planejamento Pedagógico do Município de D. Caxias.
Dt.Início:08/02/2017
Dt.Fim:08/02/2017
Horário:8h30 às 12h30 - quarta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Professor: como anda sua comunicação em sala de aula?
11/02/2017
Professor: como anda sua comunicação em sala de aula?
Objetivo:promover reflexão sobre a efetividade da comunicação do professor em sala de aula nos dias atuais, que concorre com todos os veículos existentes que tomam a atenção dos alunos.
Programação:apresentação das dimensões da Comunicação Verbal e não verbal, diante de tantos meios disponíveis no mundo do aluno; reconhecimento dos canais de comunicação e sua efetividade: canais do professor, dos alunos, da escola e dos pais; estratégias de melhoria do processo comunicacional em sala de aula, utilizando os meios de comunicação modernos.
Palestrante:Gleice Albuquerque
Formação:Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, UGF/SP; formação em Letras, com licenciatura plena em Português e inglês pela UFRJ; Especialista em Potencialização Cognitiva e Aplicadora de Instrumentos de potencialização cognitiva nível 1 e 2,pelo ICELP; Especialista em Educação Corporativa. Atua como consultora em grandes corporações do RJ e de SP, na área de treinamento e desenvolvimento, implementando projetos de gestão por competências e treinamentos (presenciais e na modalidade e-Learning).
Dt.Início:11/02/2017
Dt.Fim:11/02/2017
Horário:8h30 às 12h30 - sábado
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
A Importância da Prática do Acolhimento no Cotidiano Escolar
16/02/2017
A Importância da Prática do Acolhimento no Cotidiano Escolar
Objetivo:Promover a discussão sobre a importância do acolhimento na construção de um ambiente escolar de convivência e diálogo diante de uma diversidade de sujeitos e concepções, tendo como base a educação como direito e a escola como espaço público de convivência e exercício da cidadania.
Programação:relação professor e aluno; conceito de acolhimento e questões inerentes (vínculos, cuidado, qualidade da escuta, respeito etc); exemplos de práticas acolhimento; saúde mental do professor e Síndrome de Burnout; técnicas de redução de estresse e controle de ansiedade; empatia; comunicação verbal e não verbal; educação bancária x educação dialógica; influência do contexto social (capitalismo, individualidade e competitividade); papel da escola e construção do conhecimento; práticas em equipes multidisciplinares;
Palestrante:Luana Fernandes
Formação:mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela NEPP_DH/UFRJ, psicóloga, Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS), da UERJ; Especialista em Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); atualmente trabalha como psicóloga social no Programa ViraVida (Conselho Nacional do SESI/ Sistema FIRJAN), projeto com jovens em situação de vulnerabilidade social de favelas do Rio de Janeiro.
Dt.Início:16/02/2017
Dt.Fim:16/02/2017
Horário:13h às 17h - quinta-feira
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.
DA COMUNICAÇÃO AO RECONHECIMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO.
11/03/2017
DA COMUNICAÇÃO AO RECONHECIMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO.
Objetivo:promover junto aos participantes, por meio de dinâmicas de grupo e vivências, fundamentadas na abordagem cognitivo-comportamental, um processo de reconhecimento das atividades de cada um e sua influência no todo do trabalho; levar os participantes a expressarem suas dificuldades na realização de seu trabalho, reconhecendo que a dificuldade de um interfere no outro; trabalhar de forma diretiva, as barreiras de comunicação, de modo a torná-la mais fluída e autêntica; desenvolver, junto com os participantes, um programa de metas e atividades para superação das necessidades observadas.
Programação:I – O dito e o não dito mas percebido: o stress provocado pelas dificuldades na comunicação interpessoal; II – O que eu faço, o que você faz e o que nós fazemos: como o trabalho de cada um interfere no todo realizado; III – Afinando os instrumentos: as dificuldades de comunicação interpessoal que desafinam o trabalho em equipe; IV – Superando as barreiras identificadas: o desenvolvimento de um plano de ação para superação das dificuldades de comunicação; V – Refinando os instrumentos: reavaliando os resultados do plano de ação e redefinindo novas metas e valores para a relação interpessoal da equipe.
Palestrante:Lucio Emmanuel Novais
Formação:Psicólogo Clínico do CPCS; Diretor da Associação Brasileira de Stress ABS; Especialista em Terapia Racional e Emotiva & Cognitivo-Comportamental, Alert Ellis Institute “Charted by the Regents of the University of the State of New York” ; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental – Instituto de Psicologia Marilda E N Lipp e em tratamento de tabagismo.
Dt.Início:11/03/2017
Dt.Fim:11/03/2017
Horário:8h30 às 12h30 - sábado
Local:Appai - Auditório Francisco de Pinho Costa Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ.

Para mais informações, ligue a qualquer hora para o Apoio ao Associado Appai (21) 3983-3200.

Facebook
Acompanhe no Twitter
Appai ® 1986 . Todos os Direitos Reservados
Rua Senador Dantas, 117 Sobreloja 211 . Centro . Rio de Janeiro
Apoio ao Associado (21) 3983-3200 e (21)3514-0800